domingo, 23 de outubro de 2011

Texto de divulgação

 GREVE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA UFC SOBRAL 

O curso de Psicologia, desde sua implantação na cidade de Sobral, ocorrida 
em 2006, passa por problemas relacionados à sua estruturação o que vem gerando, até está data outubro de 2011, situações delicadas e tensas para sua comunidade acadêmica, de modo mais danoso à comunidade estudantil. Ecos que reverberam na formação de suas turmas, como: ausência de Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) em condições de funcionamento, ausência do psicólogo técnico para administrar o SPA; ausência de Laboratório Experimental, Biotério com bioterista e ausência de professores em quantidade adequada ao ingresso dos estudantes nas vagas ofertadas no vestibular. Por todos esses problemas, nós estudantes, decidimos entrar em Greve!  
Nos últimos anos reivindicamos a solução dessas questões através de ações pontuais, sem optar pela paralisação. Dialogamos com as instâncias responsáveis, fizemos passeatas e comunicados em rádios, em jornais, porém não conseguimos a resolução das problemáticas citadas acima. Assim, o corpo discente, representado por sua maioria, decidiu pela paralisação das atividades por tempo indeterminado e, concomitantemente, pela realização de ações em prol dos nossos direitos e pela nossa formação com qualidade.  
FOI PRECISO PARAR PARA MOBILIZAR FORÇAS! Somos cientes que o curso de Psicologia Campus de Sobral, apesar de todas 
essas necessidades, é um espaço de aprendizagem e de interlocução do mais alto nível com estudantes e professores envolvidos nos diversos eixos da Universidade - pesquisa, ensino e extensão. Temos pesquisas, trabalhos e intervenções sendo realizados, apresentados, divulgados e publicados em congressos e revistas de todo o Brasil. Nossas produções acadêmicas são bem avaliadas e elogiadas em todos os encontros dos quais participamos, nossos projetos de extensão estão espalhados por toda a comunidade sobralense: nos bairros, nas escolas, nas empresas, nos hospitais; os estagiários de psicologia ocupam diversos lugares tornando mais vivo o saber/fazer Psi  na  cidade de Sobral. 
Por conta dessas interlocuções teórico-práticas que não cessam (apesar dos contratempos) e dos espaços que ocupamos através da Psicologia na cidade de Sobral e região, não podemos deixar de mencionar e de nos orgulhar do trabalho fabuloso do corpo docente do nosso curso, que se dedica em prol do nosso crescimento acadêmico, profissional e pessoal. Somos orientados por professores competentes, que compartilham dentro e fora das salas de aulas ensinamentos éticos, metodológicos, epistemológicos, científicos, políticos e afetivos acerca dos saberes em Psicologia e das demais áreas do saber que dialogam com o saber/fazer psicológico.  
Portanto, temos grandes motivos para acreditar e lutar pelo saber que escolhemos exercer como profissão. Reivindicamos desse modo porque acreditamos que a Universidade Federal do Ceará não tem dado os retornos que necessitamos a respeito dos problemas apresentados e porque sabemos do seu compromisso e responsabilidade relativos às nossas queixas. Além disso, os quesitos reivindicados por nós são necessários para que tenhamos uma formação em Psicologia com qualidade. Afinal, não estamos pedindo nada além do que nos é devido e nem do que é exigido por lei para um curso de Psicologia seja ofertado à sociedade. 

 Coletivo de Estudantes de Psicologia UFC Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário